Sistema de Água

O sistema de abastecimento de Água de Nova Santa Bárbara tem sua captação em Poço Artesiano e em 600 metros de drenagem em minas subterrânea, situada numa área total de 145.200 m2, adquirida com recursos do Município e área edificada de 28,82 m2 denominada Fazenda Santa Bárbara e Congonhas, distante a 1,2 Km da Sede do SAMAE.
 
Esta Captação é composta por 02 conjuntos moto-bombas de eixo horizontal, com motores de 40 cv –220/380V, 02 quadros elétricos de acionamento e comando do motores, com funcionamento alternado, 01 conjunto moto-bomba submersível, com motor 27 HP – 220/380 V, 01 quadro elétrico de acionamento e comando de motor. Na parte externa 01 transformador elétrico trifásico de 75 KVA.
 
A Água captada é recalcada até a Estação de tratamento através de 01 adutora de Tubo PVC DEFOFO DN 150, com extensão de 1.100 metros.
 
Por se tratar de captação em poço artesiano e drenagem de minas subterrânea, a água apresenta ótima qualidade, exigindo um tratamento somente de cloração e fluore tação.
 
A estação de tratamento tem condições de tratar 16 litros de Água por segundo.
 
Contamos também com um minilaboratório para análise físico/químico da água, onde fazemos diariamente análises de verificação do teor de cloro, flúor, turbidez, PH e cor. Semanalmente fazemos também análise bacteriológica (Coliformes Termo tolerantes e Coliformes Totais), isso tudo para garantir a qualidade da água que é distribuída a população de nosso Município.
 
“ TODA A ÁGUA DISTRIBUIDA PELO SAMAE É TRATADA
E ATENDE AOS PADRÕES DE QUALIDADE BACTERIÓLÓGICA E FÍSICO/QUÍMICA
DE POTABILIDADE FIXADOS PELA PORTARIA Nº 036 DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.”